Uma das dúvidas mais frequentes das pacientes que procuram nossa clínica em Florianópolis, com a intenção de colocar uma prótese de mama, é a relação entre a Cirurgia Plástica para Aumentar os Seios e a amamentação.
As mulheres não precisam deixar a vaidade, nem o desejo de fazer uma cirurgia plástica para aumentar as mamas, se querem se tornar mães. Mas alguns cuidados podem ser tomados para que nem ela nem o bebê sejam prejudicados.
Existem três maneiras (vias de acesso) de introduzir a prótese de silicone nas mamas:
– Via Axilar
– Via Areolar
– Via Sulco Mamário
Destas 3 maneiras, duas não interferem na estrutura das mamas, não interferindo na amamentação ou na produção de leite. Estas duas vias são aAxilar e Sulco Mamário.
Quando utiliza-se as Vias Axilar ou pelo Sulco Mamário, a introdução da prótese é feita de tal forma que, o cirurgião já entra por debaixo da mama, não alterando a arquitetura das glândulas ou dos ductos mamários, não interferindo desta maneira na produção do leite ou na amamentação.
A introdução da prótese pela via Areloar pode , mesmo sendo pouco frequente, interferir na amamentação. Por esta via de acesso é necessário atravessar toda a mama para atingir o local onde a prótese ficará, ou seja, entramos pela parte da frente da mama por uma incisão semicircular na região inferiror da aréola, atravessamos todo tecido mamário, até chegarmos num plano atrás da mama, sendo neste local posicionadas as próteses de silicone. O que pode ocorrer am algumas pacientes, é que o processo cicatricial venha interferir na recanalização dos ductos mamários inferiores, levando em alguns casos a ingurgitamento mamário e até uma mastite (inflamação das mamas). Como a maior concentração do tecido glandular mamário, responsável pela produção do leite, encontra-se na parte superior da mama, a produção do leite acaba não ficando comprometida, então se a paciente não tiver uma fibrose cicatricial muito intensa, poderá amamentar normalmente.
Algumas Perguntas mais frequentes feitas pelas pacientes são:
1- A prótese de mama pode prejudicar o bebê?
Não. Não há nenhuma contra indicação de amamentação após a colocação das próteses de silicone nos seios.
2- A Prótese de Silicone altera o gosto e as propriedades do leite materno?
Não, o leite não sofrerá nenhuma alteração em sua composição, não alterando desta forma o gosto ou suas propriedades.
3- A produção do leite será normal?
Sim, a produção será como se não tivesse colocado a prótese.
4- Eu terei mais leite?
Não, o tamanho dos seios não indica se uma mulher terá menos ou mais leite. A quantidade de leite produzida por uma mulher não está associada ao tamanho de suas mamas e sim com o estímulo hormonal que a paciente terá durante a fase de gestação.
5- As próteses são afetadas quando se amamenta?
Não, a amamentação não causará nenhuma alteração nas próteses. A Prótese de Silicone não sofre nenhum dano durante ou após a amamentação.
6- Quanto tempo após a colocação das próteses de silicone, poderei engravidar?
Quem deseja ter um bebê em breve e também deseja aumentar os seios, pode amamentar cerca de seis meses após a colocação dos implantes de silicone.
7- Após a gravidez e amamentação meus seios vão sofrer mais alterações por causa do implante de silicone?
Não. Qualquer alteração das mamas que uma mulher possa ter após a gravidez ou a amamentação serão as mesmas com ou sem as próteses. O que observamos é que estas possíveis alterações dependem muito da genética de cada paciente. Outro fator bastante determinante para as alterações dos seios, é o ganho do peso durante a gestação e/ou amamentação. Pacientes que ganham maior peso durante a gestação estão mais predispostas a terem maior flacidez de pele e ptose (queda) das mamas.