Cirurgia Plástica do Nariz
A cirurgia de rinoplastia é a mais rica em detalhes no campo da cirurgia plástica. Por estar no centro da face é foco de atenção quando nos olham.
Trata-se de um desafio para o cirurgião plástico tornar um nariz mais harmônico e com detalhes mais refinados, preocupando-se ainda com a melhora da função nasal. Esta busca pelo aperfeiçoamento faz da rinoplastia uma das cirurgias de grande dedicação por parte da nossa equipe.
Os procedimentos de remodelagem nasal podem auxiliar a corrigir a aparência desproporcional do nariz, alterar seu tamanho ou formato, a largura das narinas ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
Esses procedimentos podem ser realizados para corrigir um defeito de nascença ou dano nasal, assim como problemas respiratórios crônicos.
Idade para realização da rinoplastia
Para se submeter à rinoplastia é necessário ter, pelo menos, quinze anos, pois este procedimento somente deve ser realizado após o nariz desenvolver-se completamente.
Anatomia Nasal
Antes de aprender como funciona a remodelagem nasal, é importante conhecer a anatomia do nariz.
A estrutura do nariz é composta, principalmente, de osso e cartilagem. A porção superior do nariz é sustentada por osso.
Gibas dorsais, que são áreas de cartilagem ou osso acumulados, podem formar-se ao longo do dorso do nariz.
A porção inferior do nariz é sustentada por diferentes placas de cartilagem que se estendem lateralmente a partir do centro do nariz, enquanto a cartilagem na porção inferior do nariz é o que determina o formato e a aparência da ponta do nariz.
Rinoplastia Aberta x Fechada
A cirurgia do nariz ou rinoplastia pode ser feita de duas formas diferentes:
- Técnica fechada ou endorrinoplastia
- Técnica aberta ou exorrinoplastia
- Nessas duas técnicas o que difere inicialmente são as incisões. Na técnica fechada os cortes são feitos todos por dentro do nariz e na aberta existe também um corte na columela.
Mas muito além da localização dos cortes as duas técnicas têm conceitos diferentes. A abordagem fechada geralmente utiliza uma técnica mais antiga baseada principalmente em retirada de partes das cartilagens, o que é feito algumas vezes sem a visão direta das estruturas. Por outro lado na cirurgia aberta expõe-se todo o nariz e há a preocupação em se retirar apenas o necessário, modelar e sustentar o nariz, assim como reconstituir as estruturas da anatomia normal, para que seja preservada a sua função. Esse conceito é também chamado de Rinoplastia Estruturada.
Na nossa clínica utilizamos a rinoplastia aberta e todos os conceitos da rinoplastia estruturada. Com essa técnica podemos:
- Tratar melhor as alterações da ponta nasal, como ponta globosa , ponta quadrada ou ponta caída.
- Dar sustentação à ponta nasal com o uso de suportes feitos com a cartilagem do próprio nariz (strut).
- Corrigir alterações na linha estética do dorso nasal, primárias ou causadas por uma cirurgia de rinoplastia.
- Reconstituir a anatomia do dorso nasal que contém a válvula nasal interna, estrutura importante para a respiração.
- Corrigir problemas causados por uma rinoplastia anterior.
A cirurgia
As fotos pré-operatórias são feitas na sala de cirurgia e a área a ser operada é marcada com o paciente em pé e deitado.
A rinoplastia é feita sob anestesia geral e pode durar de 2 a 3 horas. Esse tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. A alta hospitalar é dada no mesmo dia.
Diferente da rinoplastia fechada, na rinoplastia aberta as incisões nos permitem erguer a pele separando-a dos ossos e das cartilagens do nariz. Ao fazê-lo, podemos examinar com clareza a anatomia nasal e fazer os ajustes precisos na sua forma e estrutura.
Utilizando instrumentos muito pequenos, iremos remodelar o nariz, removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido para obter a aparência desejada.
Antes do início do procedimento, a área a ser operada é limpa e uma solução soro com adrenalina é infiltrada no no nariz para garantir um campo operatório sem sangramento.
Incisões / Erguendo a pele
Em geral, para iniciar o procedimento, realizam-se duas incisões. Uma pequena incisão é feita através da columela, que é o tecido que se encontra entre as narinas, na base do nariz. Utilizando um retrator para expor o interior do nariz é feita uma segunda incisão, conhecida como incisão marginal, que se estende da incisão da columela à cada narina.
Utilizando tesouras cirúrgicas e uma série de retratores, dissecamos cuidadosamente a pele da estrutura de cartilagem que está oculta.
A pele também é separada do osso nasal, a fim de expor completamente a estrutura do nariz. Isto nos permite realizar ajustes precisos no formato do nariz.
Remodelando a ponta do nariz
Muitas vezes, a rinoplastia aberta permite alterar o formato da ponta do nariz. Em pacientes em que a ponta do nariz é larga ou bulbosa, podemos optar por remover uma porção da cartilagem alar desta ponta.
Resultado da resseção parcial da cartilagem alar direita, comparada com a cartilagem alar esquerda, ainda sem a retirada do excesso cartilaginoso.
Dependendo da sua anatomia e da extensão da intervenção necessária, podemos optar por utilizar suturas para curvar ou retrair as cartilagens alares para criar uma ponta mais estreita ou ajustar a sua posição.
Nos casos em que as asas nasais são muito largas, pode-se diminuir a sua largura retirando-se um pequeno segmento das bases nasais, conseguindo desta maneira deixar o nariz com aspecto mais delicado e proporcional a face.
Removendo a giba dorsal
Muitas vezes, um dos objetivos principais da remodelagem nasal é reduzir a aparência da giba dorsal. Em geral, a giba dorsal consiste, sobretudo, de cartilagem (em azul) e algum osso (em vermelho).
A fim de remover a giba dorsal, utiliza-se um osteótomo, um instrumento semelhante a um cinzel, utilizado para cortar o osso.
Após a remoção da giba dorsal, o nariz pode ter o que se chama telhado aberto, que é o espaço aberto entre os ossos nasais.
Utilizamos um raspador cirúrgico fino para suavizar os cavaletes dos ossos nasais.
Além disso, é realizada uma osteotomia para reposicionar os ossos nasais e fechar o telhado aberto.
Osteotomia
A osteotomia envolve a quebra dos ossos nasais, a fim de reposicioná-los. Embora não seja sempre necessária, a osteotomia pode ser realizada para corrigir um dorso nasal alto com uma giba dorsal, fechar um telhado aberto após a remoção de uma giba dorsal ou criar uma base mais estreita do nariz.
Utilizando um osteótomo, os ossos nasais são “quebrados, batendo-se gentilmente com o instrumento ao longo do caminho designado.
Uma vez quebrados, os ossos nasais são deslocados, a fim fechar o telhado aberto.
Fechamento da incisão
Terminada a remodelagem nasal, as incisões na parte interna do nariz são fechadas com fios absorvíveis. Quando o septo é abordado utilizam-se splints nasais dentro das narinas para proporcionar sustentação e estabilizar o nariz durante a cicatrização. Fitas de micropore serão aplicadas sobre a pele do nariz. Se os ossos nasais foram quebrados durante o procedimento, um suporte externo , semelhante a um gesso, também será utilizado. As bandagens e o splint auxiliam os tecidos a cicatrizar e ajustar-se à nova estrutura.
Pós operatório e cuidados
Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com molde plástico, que o recobre totalmente. Esse molde permanece por cerca de 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Não são utilizados tampões nasais no pós-operatório.
Os pontos da columela são retirados em torno do sétimo dia. O restante dos pontos são de material absorvível e não precisam ser retirados.
A limpeza interna do nariz é importante e orientada a ser feita com soro fisiológico de 2 a 3 vezes ao dia nas duas primeiras semanas e diariamente por mais 30 dias.
A cirurgia de rinoplastia não provoca dor. O que pode ocorrer é um congestionamento nasal e coriza, mas o desconforto é mínimo. É frequente que haja um edema na face na área dos olhos e das bochechas e algumas vezes manchas roxas ao redor dos olhos. Estes sinais geralmente se apresentam no dia seguinte a cirurgia e desaparecem ao final da primeira semana. Durante esse período é importante não expor-se ao sol.
Nos primeiros dias deve-se evitar abaixar muito a cabeça, dando preferência à posição sentada. Ao dormir mantenha a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro).É importante também evitar assoar o nariz. Essas medidas são para evitar sangramentos.
É recomendado evitar o uso de óculos pelo período de 1 mês, principalmente se houve fratura dos ossos nasais.
O que esperar da rinoplastia
Escolha do formato
Não é sempre possível escolher o formato do seu novo nariz pois existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, seu desejo poderá ser alcançado.
Dentre as cirurgias estéticas, a do nariz é uma das que proporcionam grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes. Desde que nós decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (cirurgião e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a não indicar a operação.
Cicatrizes
As cicatrizes na rinoplastia são muito pouco aparentes e isto decorre do fato da maior parte das incisões (cortes) serem feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos.Mesmo a cicatriz da rinoplastia aberta que é posicionada na columela fica praticamente imperceptível. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face, que também evoluem muito bem.
Tempo para atingir o resultado
Em geral dentro de 1 mês o edema já foi bastante reduzido, e já são percebidas mudanças importantes na estética do nariz. No entanto o resultado definitivo de uma rinoplastia leva de 1 a 2 anos para ser alcançado. Isso se deve formação de fibrose, principalmente na região da ponta nasal., que vai sendo reabsorvida aos poucos.
Reoperações
Você pode ter realizado uma rinoplastia e não ter ficado feliz com o resultado. Na maioria dos casos é possível uma reoperação, até mesmo quando o nariz já foi operado mais de uma vez. No entanto é importante que o paciente esteja ciente de que esta reoperação é um procedimento bastante delicado e que o cirurgião trabalhará em áreas já manipuladas em que podem ter sido efetuadas manobras de difícil resolução, como resseções excessivas por exemplo. Além disso a fibrose deixada pela cicatrização da rinoplastia anterior dificulta a visualização e abordagem das estruturas. Todos esses fatores limitam o resultado de uma nova rinoplastia e o paciente deve ter consciência dessa limitação.
Problemas respiratórios
A rinoplastia estética estruturada visa também melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico.
Problemas de caráter alérgico, como a rinite não são passíveis de correção cirúrgica. Quando o paciente possui um problema de obstrução anatômica e a correção é feita na cirurgia o paciente passa a respirar melhor de uma maneira geral.
Pode haver alguma dificuldade no pós-operatório imediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz. Além disso o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo essas condições tendem a se normalizar.