A cirurgia plástica mamária tanto para a redução ou somente para elevação da mama pode ter diferentes cicatrizes ao final do procedimento, dependendo da técnica usada e da quantidade de pele ou tecido mamário retirado.
- Por exemplo: uma paciente que possua uma mama grande e queira reduzi-la bastante, provavelmente terá uma cicatriz maior do que aquela paciente que não queira reduzir muito a mama, querendo mais eleva-la.
- Da mesma maneira, aquela paciente que tiver muita flacidez de pele, provavelmente terá uma cicatriz maior do que aquela com menor flacidez.
- Há também uma associação dos dois casos em que a paciente tem as mamas grandes e com bastante flacidez, esta terá uma cicatriz maior do que a paciente com uma mama menor e com menos flacidez.
- Hoje em dia, com o uso maior da prótese de mama associado na plástica mamária, preenchemos a mama que esta com flacidez, muitas vezes com menor retirada de pele e com isso produzimos uma menor cicatriz.
- Cada caso deve ser avaliado individualmente, para a escolha da melhor opção a ser tomada.
Segue abaixo alguns exemplos de possíveis locais de cicatrizes:
Mamoplastia com Cicatriz em “T” invertido:
- Esta técnica está indicada para casos em que há um excesso de pele, ou na redução média/grande da mama.
- As cicatrizes serão ao redor das aréolas, uma vertical e uma horizontal.
Mamoplastia em “L”
- Usa-se esta técnica para casos em que há bastante flacidez ou em redução mamária média/grande.
- Difere da mamoplastia com “T” invertido por apresentar cicatrizes periareolar, vertical e uma horizontal somente na parte lateral da mama.
- Em casos de muita flacidez ou reduções enormes da mama, esta técnica não está indicada, sendo a melhor indicação a mamoplastia em “T” invertido.
Mamoplastia somente com cicatriz vertical:
- Nestes casos a paciente não tem tanta flacidez de pele, ou não irá reduzir tanto a mama.
- As cicatrizes ficarão somente ao redor da aréola e uma na vertical.
Mamoplastia Periareolar
- As pacientes indicadas para esta técnica são aquelas em que há muito pouca pele para ser retirada, ou em casos de pequenas quedas, onde é possível a elevação das aréolas.
- As cicatrizes ficarão somente ao redor das aréolas.
Todas estas cicatrizes ficam bastante disfarçadas e pouco perceptíveis.
* Saiba que cada paciente possui um processo cicatricial independente, produzindo cicatrizes mais ou menos perceptíveis ou até mesmo quelóides. Sendo isto impossível de prever antes da cirurgia.
* Outro fator importante é entender o processo de cicatrização que leva até 2 anos para finalizar-se. Portanto, suas cicatrizes no começo ficarão mais avermelhadas e aparentes, e com o tempo irão ficar mais claras e menos perceptíveis.