Prótese de Glúteo para aumento do bumbum
A cirurgia de implante de glúteo é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo definir ou aumentar o tamanho e formato do bumbum. A região do glúteo é uma das partes do corpo que não aumenta facilmente com exercícios físicos. Muitas vezes não só o tamanho, mas o formato do bumbum incomoda muitas pacientes.
As pessoas que desejam aumentar ou melhorar o formato do bumbum têm a sua disposição uma variedade de implantes. A decisão do formato e do tamanho dos implantes é feita em função dos desejos individuais de cada pessoa e de seu biotipo, sendo esta decisão guiada pela experiência pessoal do cirurgião plástico. Os implantes de glúteo são muito suaves, macios, simulando bastante a consistência normal da região glútea, sendo mais firmes que as próteses de silicone utilizadas para o aumento das mamas.
Idade para realização da cirurgia de implante de prótese de glúteo
A região glútea feminina tem o seu maior desenvolvimento na puberdade. É aconselhável então, que qualquer manipulação nesta área seja realizada somente após essa fase, que seria em torno dos 17 a 18 anos . Isso pode variar de acordo com a data da primeira menstruação.
Toda a pessoa que tem a nádega pouco desenvolvida pode se beneficiar com a prótese glútea.
Aquelas que já tiveram nádegas bonitas quando jovem mas, que por causa da vida sedentária, viram o seu bumbum atrofiar-se e perder a forma têm na prótese glútea uma maneira de modelar ,conseguindo uma boa projeção para o bumbum. A prótese de glúteo não tem a função de levantar o bumbum.
A Cirurgia
As fotos pré-operatórias são feitas na sala de cirurgia e a área a ser operada é marcada com a paciente em pé e deitada.
Os implantes são colocados em cada área da nádega através de uma incisão única, localizada no sulco interglúteo.
As próteses ficam posicionadas dentro do músculo glúteo máximo, posicionadas de tal forma, a proporcionar um efeito cosmético mais natural possível.
Existem outros planos anatômicos para a colocação do implantes glúteos, como abaixo da gordura ou totalmente abaixo do músculo. Esses planos atualmente são pouco considerados pela ocorrência de complicações e do pobre resultado estético.
Após a colocação das próteses as diversas camadas são fechadas com suturas absorvíveis e a pele é fechada com delicada sutura com fio de nylon.
Ao final da Gluteoplastia um curativo é colocado de maneira que forneça uma compressão nas nádegas, ajudando a reduzir o desconforto e o inchaço local.
Geralmente utiliza-se anestesia peridural com sedação ou anestesia geral. A duração do procedimento é em torno de 2 horas. Esse tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. A paciente permanence internada pelo período de 24 horas.
Sobre a Prótese
A prótese de glúteo se assemelha bastante à prótese mamária, sendo o gel desta um pouco mais firme.
Os tipos são:
1 – Prótese de glúteo oval de superfície lisa
2 – Prótese de glúteo redonda superfície lisa
3 – Prótese de glúteo oval texturizada
O tipo de prótese para cada paciente irá variar conforme o formato e tamanho do bumbum, do quadril e do corpo como um todo. O tamanho das próteses varia de 180 até 350ml.
As próteses fabricadas atualmente tem previsão de durabilidade de cerca de 20 anos ou mais. A necessidade de troca da prótese de glúteo é semelhante ao que ocorre com a prótese mamária, só precisando ser trocada em caso de ruptura. Não há necessidade de troca, se a prótese estiver íntegra, apenas por ter transcorrido um determinado tempo desde a sua implantação. A integridade da prótese pode ser avaliada com uma ultrassonografia e confirmada com uma ressonância magnética.
Uma outra ocorrência em relação a prótese glúteo é a contratura capsular que é muito incomum, pois a prótese é colocada dentro do músculo. A contratura pode gerar uma consistência mais endurecida e tornar o implante mais visível. Ela ocorre, provavelmente, por uma predisposição individual da paciente. Em alguns casos de contratura é necessária a reoperação para corrigir o problema.
Pós–operatório e cuidados
A paciente deve evitar sentar-se por um período de duas semanas e, caso isso seja necessário, deve preferir superfícies duras que deixem a coluna ereta, para que não ocorra a abertura da cicatriz. Durante esse período a melhor posição é deitada de bruços ou de lado . A paciente poderá caminhar e ir ao banheiro normalmente .
Há geralmente pouco inchaço e equimoses após a gluteoplastia. O que se percebe nos primeiros dias é a sensação de pele esticada. A dor é discreta e controlada com analgésicos prescritos.
A primeira troca de curativo é feita pela nossa equipe já no segundo dia após a cirurgia, quando então o paciente já poderá tomar banho. A partir daí é a própria paciente quem faz diariamente um novo curativo.
A maioria dos pontos é feita internamente, portanto apenas alguns poucos pontos precisam ser retirados em torno da segunda semana após a cirurgia
A exposição solar deve ser evitada até a cicatrização completa da ferida operatória.
O retorno as atividades diárias ocorre em cerca de 2 semanas e as atividades físicas normalmente são liberadas dentro de 1 a 2 meses após a cirurgia.
Aspecto e consistência do bumbum após a cirurgia
A aparência do implante glúteo é muito natural, quando utilizado um implante proporcional às medidas da paciente. Em geral não é visível que a paciente tenha prótese, nem muito menos palpável, já que ela está colocada dentro do músculo.
As pacientes questionam se vão sentir as próteses ao sentar-se. O implante de glúteo é colocado dentro do músculo glúteo máximo acima da região usada comumente para sentarmos. Ao sentar utilizamos mais as partes superiores das coxas, que é a região onde a maior parte do peso do corpo é distribuída . É provável que a paciente realmente nunca sente-se sobre o implante.
Outras opções para preencher o bumbum
Além da prótese de glúteo, a única opção segura para aumento do glúteo é a lipoenxertia ou enxerto de gordura.
A lipoenxertia consiste na injeção de gordura retirada através de lipoaspiração de uma outra parte do corpo.
Muitas vezes a lipoaspiração é um procedimento associado a inclusão de prótese de glúteo e essa gordura pode ser colocada em outras partes do bumbum onde não é colocada a prótese.
Em outros casos o enxerto de gordura pode ser utilizado sem a prótese de glúteo com resultados muito positivos.
Existem outros preenchedores que devem ser evitados:
• Silicone injetável: o procedimento é proibido, pois o líquido pode migrar para outras regiões do corpo (coxas, joelhos e tornozelos), entrando nas articulações e causando inflamações e siliconomas (nódulos). Além disso, pode ocorrer um processo de defesa do próprio corpo chamado fístula, quando o organismo tenta expulsar o conteúdo por alguma cavidade, drenando o silicone.
• Bioplastia: não é indicada para aumento dos glúteos, pois o produto injetado não oferece chance de retirada sem sequelas, podendo formar nódulos, fístula e inflamações.
Associações com outras cirurgias
Essa é uma dúvida muito frequente no consultório. Nenhuma operação da parte da frente do corpo deve ser realizada junto com a prótese glútea, exceto lipoaspirações . É possível associar cirurgia de lifting glúteo, lipoaspiração, prótese de panturrilhas, tratamento de retrações glúteas ou até mesmo enxertar gordura para ajudar a finalizar a modelagem do glúteo.
Injeções nos glúteos
É contra indicada a injeção intramuscular enquanto se usar a prótese glútea. Porém, é importante lembrar que não existe nenhuma injeção que deva ser dada ao paciente em estado inconsciente quando da sua chegada à uma unidade de emergência, uma vez que todo tipo de injeção para essa situação deve ser intravenosa. Isso quer dizer que não há chance de uma injeção inadvertida no glúteo.
O que posso esperar da cirurgia
Como dito anteriormente a prótese de glúteo tem a propriedade de aumentar a projeção e o volume do bumbum, mas não é capaz de modificar drasticamente as suas formas. O resultado será baseado no pré-operatório. Problemas como queda do bumbum e celulite, não são passíveis de correção com esta cirurgia.
Assim como as próteses de mama, o tamanho escolhido é limitado pelas proporções do corpo da paciente.