Com a proximidade do verão as pacientes que irão se submeter ou já fizeram uma cirurgia plástica, perguntam bastante sobre quando é que elas poderão tomar sol após a cirurgia. Muitas acham que não poderão fazer a cirurgia plástica no verão, pois terão que ficar afastadas dos raios solares durante toda esta estação. Os cuidados pós operatórios são os mesmos durante todas as estações do ano, o que difere no verão é que, por ser uma estação em que as pessoas usam trajes, roupas que expõem mais o corpo ao sol, deve-se tomar mais cuidados com esta exposição, nas áreas operadas.
O que oriento sempre a todas as pacientes, independente da estação do ano, é que a cicatriz resultante de uma cirurgia plástica, independente qual for, deverá ficar protegida do sol durante pelo menos 1 ano após a cirurgia. Neste período de 1 ano o processo cicatricial esta em plena atividade, podendo haver discromias, ou seja alterações na coloração da cicatriz em relação a pele normal circunjacente.
Isto não implica que a paciente deverá ficar afastada do sol durante este ano, mas sim, apenas a área da cicatriz deverá ser protegida contra o sol, seja com bloqueio físico como roupas, trajes de banho, fitas adesivas (micropore R), ou com bloqueio químico proporcionado pelos protetores solares. Quando usar protetores solares, estes deverão ser repetidos com frequencia, pois com o passar das horas vão perdendo o efeito protetor.
O tempo necessário para tomar sol após uma cirurgia plástica depende de vários fatores:
– Equimose (manchas roxas) que podem surgir após qualquer cirurgia plástica, mais comumente após a lipoaspiração ou lipoescultura, deverão ficar protegidas do sol. Estas manchas desaparecem em torno de 2 a 3 semanas, dependendo do tamanho inicial dos roxos. Quando não estiver mais com equimoses a paciente poderá tomar sol sobre a área sem problema, esta prevenção é pelo fato que os raios solares podem reagir com os pigmentos contidos dentro das hemáceas, que são as responsáveis pela coloração escura dos roxos, pigmentando a pele da região.
– Edema (inchaço) pós cirúrgico depende muito de paciente a paciente e também do tipo de cirurgia feita. Na maioria dos casos o edema regride substancialmente após 3 a 4 semanas da cirurgia. Recomenda-se aguardar pelo menos este período em que o edema é mais intenso, para tomar sol diretamente sobre as áreas inchadas.
– A intensidade de horas de exposição solar também é um fator muito importante, onde pequenas exposições, em horários de menor intensidade solar, com trajes adequados, poderão ser totalmente compatíveis mesmo no início do pós operatório. O que não é permitido é a exposição solar intensa, por períodos longos, logo após a cirurgia, pois as regiões que ja estão inchadas poderão ficar ainda mais edemaciadas, causando desconforto ao paciente.
Algumas cirurgias plásticas são de fácil cuidado para você poder passear ao ar livre durante o dia, ou até mesmo ir a praia, por exemplo:
– Blefaroplastia: Quando se opera as pálpebras, deve-se proteger a área operada com o uso de óculos escuros que tenham proteção contra os raios ultravioleta e chapéis ou bonés. Estes protegerão as cicatrizes contidas nas pálpebras.
– Mamoplastia ou Cirurgia de aumento do seio com Prótese de Silicone: as cicatrizes poderão ficar protegidas com o sutiã do biquíni ou camiseta, cangas.
– Abdominoplastia ou Lipoabdominoplastia: pode-se proteger as cicatriz com a calcinha do biquine ou short.
E assim por diante, para cada tipo de cirurgia, você deverá procurar tampar as cicatrizes para que o sol não incida diretamente sobre elas.
Lembre-se:
– Não tenha pressa em voltar as atitidades que envolva exposição solar.
– De uma maneira geral você terá que se programar para ficar afastada do sol, durante 3 a 4 semanas da cirurgia.
– Você não pode pegar sol nas áreas roxas (equimoses).
– Você não pode pegar sol nas cicatrizes durante pelo menos 1 ano.
– Passe sempre protetor solar e com frequência.
– Tenha moderação na exposição solar enquanto estiver ainda com edemas (inchaços)
– Todos estes cuidados valem para todas as estações do ano, não sendo exclusivo do verão.
Verão não é um impeditivo para realizar uma cirurgia plástica, desde que se tome os cuidados devidos contra a exposição solar e principalmente que tenha moderação nas primeiras semanas de pós operatório.
Passe sempre protetor solar!!!