A aplicação da toxina botulínica deve sempre ser aplicada por um profissional médico especializado e treinado. Certifique-se sobre a especialidade e a experiência do profissional que irá fazer sua aplicação de Botox®. Geralmente os médicos especialistas nesta aplicação são os Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.
Preparar-se antes de fazer a aplicação pode minimizar a sua chance de experimentar algumas complicações leves e temporárias do BOTOX®. Mesmo que você faça sua aplicação de BOTOX® com um médico altamente qualificado, há uma chance de equimoses, hematomas localizados e inchaço no local da injeção. Para diminuir o potencial destes efeitos, pare de tomar anti-inflamatórios e ácido acetil salicílico (AAS – ASPIRINA®) duas semanas antes do procedimento. Sempre informe seu médico sobre qualquer medicamento que use de forma esporádica ou contínua, certo tipos de drogas como alguns anti-hipertensivos (para hipertensão arterial) e antibióticos podem interferir nos efeitos da toxina botulínica.
Apesar do BOTOX® ser ótimo para o tratamento de rugas dinâmicas (que aparecem quando há contração muscular), ele não irá fazer o efeito de um Facelift. O BOTOX® relaxa os músculos que causam as rugas ou as linhas dinâmicas, mas não substitui o volume perdido ou o tônus muscular, que contribuiem para a aparência do envelhecimento. Sendo que os preenchimentos dérmicos podem ajudar a dar volume dérmico, enquanto um Facelift é o tratamento padrão para a flacidez da pele. O que o BOTOX® pode fazer muito bem é a suspensão dos supercílios, principalmente a parte lateral, chamada de cauda do supercílio, obtendo-se um efeito eficiente e natural.
O BOTOX® pode prevenir ou retardar o desenvolvimento de rugas na face se seu uso é iniciado antes que elas apareçam. Dependendo da genética, da proteção solar, do uso de cigarro e alimentação as rugas podem surgir mais precocemente ou não. O errado é pensar que, deve-se usar o BOTOX® somente quando aparecem as rugas, ou quando as mesmas já estão bem pronunciadas. Deve-se prevenir que as rugas surjam, porque quando elas já estão instaladas e intensificadas, somente a aplicação da toxina botulínica não será suficiente para resolver-las, necessitando algumas vezes de preenche-las ou de um resurfacing a laser ou peeling químico profundo.
A aplicação de BOTOX® não tem resultado imediato. Geralmente seu efeito começa pelo segundo a terceiro dia após a aplicação, obtendo-se seu efeito máximo dentro de 7 a 14 dias. Portanto, programe seu BOTOX® antes daquela grande festa de casamento ou aniversário. Tenha sempre um período de tempo entre o tratamento e seu evento social.
Embora a aplicação estética de BOTOX® seja aprovada pelo FDA, somente para o tratamento das linhas glabelares e pés de galinhas, ele é rotineiramente utilizado “off-label” para tratar outras áreas da face, como as rugas da testa, bandas platismais do pescoço, na região do queixo, região perioral e também para o sorriso gengival.
Ninguém quer ter um rosto congelado! Mais não necessariamente é melhor. Mesmo perfeitamente injetado, o BOTOX® permitirá que você franza a testa ou que expresse uma surpresa. Por outro lado, não pode-se economizar na quantidade de unidades a ser injetada e esperar obter-se resultados adequados, o que é outra razão para você encontrar um profissional médico experiente que possa lhe dar conselhos honestos sobre o quanto você realmente necessita. A quantidade de unidades de toxina botulínica injetada é sempre individualizada para cada paciente, portanto se você for “dividir” um frasco de BOTOX®, certifique-se que a quantidade utilizada para você seja suficiente para seu possível resultado.
BOTOX® não é para festas. Uma injeção de BOTOX® é um procedimento médico e deverá ser realizado num ambiente médico. Embora muitos eventos tenham profissionais habilitados para a aplicação do BOTOX®, e sejam efetuados em instalações facilitadas para você, deve-se evitar qualquer tipo de “Festa do BOTOX®”. A aplicação deve ser efetuada em uma verdadeira clínica médica e com a presença de um profissional médico especializado.
O BOTOX® é aprovado para tratar uma variedade de outras condições médicas, incluindo a transpiração excessiva nas axilas, hiperatividade da bexiga, enxaqueca crônica, blefaroespasmo, dentre outras patologias neurológicas espásticas.
Você paga pelo aquilo que leva, não existe desconto. De fato, as taxas cobradas são geralmente baseadas no número de unidades injetadas. Deve-se ter cautela por preços muito destoantes do mercado, pois provavelmente você estará levando a quantidade de unidades que você esta pagando e não aquelas que você precisaria para obter um resultado mais adequado e duradouro.