Como tratar as retrações cicatriciais e a celulite de grau mais avançado – Subincisão
O que é celulite?
Celulite é um processo infeccioso da pele, caracterizado por dor, vermelhidão, edema e calor. Esta infecção cutânea pode ter várias origens e é causada geralmente por uma bactéria existente na própria pele do paciente.
O termo médico de celulite é utilizado popularmente erroneamente para designar uma condição que afeta o tecido subcutâneo (tecido gorduroso), chamado corretamente de lipodistrofia. Agora falaremos sobre esta condição estética chamada popularmente de “celulite”.
A “celulite” geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade tipo casca de laranja.
Apesar de ser uma condição de pouca implicação clínica, traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
A “celulite” é causada por uma combinação de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo e pelo acúmulo de gordura.
O corpo é revestido pela pele, seguida do tecido conjuntivo e depois da gordura. Existem pequenas fibras que ligam a pele passando pela gordura até os músculos para garantir a firmeza da pele.
Com o acúmulo de gordura a pele é pressionada para cima, enquanto as fibras mantêm algumas regiões presas, formando as covinhas e as irregularidades da celulite.
A celulite varia em intensidade, podendo apresentar diversos graus ou estágios.
Tratamentos efetivos para celulite incluem:
– Perda de peso: Perder peso por meio de uma dieta saudável e atividades físicas é o tratamento mais efetivo contra a celulite. Reduzir alguns quilos e tonificar os músculos das regiões afetadas pode melhorar a aparência da pele e reduzir a celulite.
– Massagens, drenagem linfática e endermologia: Alguns tratamentos para celulite são baseados no conceito de que massagens melhorariam o fluxo sanguíneo, reduziriam o acúmulo de líquidos em áreas de celulite. Apesar destes métodos trazerem alguma melhora na aparência da pele, os resultados são de curta duração.
– Cremes: Uma variedade de cremes são propagandeados no tratamento da celulite, mas nenhum estudo ou pesquisa científica mostrou que algum deles oferecesse melhoria da celulite.
– Subincisão ou Subincision: consiste na secção das traves fibrosas que tracionam a pele para baixo, indicada para depressões acentuadas na pele e requer anestesia local.
SUBINCISÃO
Indicada para cicatrizes deprimidas ou para casos de celulite de graus mais avançados.
Como Funciona?
Introduz-se uma fina agulha cortante até a profundidade da camada de gordura, nesta camada faz-se movimentos cortando as fibras que tracionam a pele. Há rompimento de vasinhos, que dão origem a um hematoma que, aos poucos, forma um tecido fibroso que preenche este espaço.
Em casos de grandes depressões é preciso além de fazer a subincisão, preencher este espaço usando frequentemente, o enxerto de gordura para isto.
A subincisão é uma cirurgia rápida, feita em ambulatório, com anestesia local ou muitas vezes associadas ao procedimento de lipoaspiração-lipoescultura ou outros procedimentos estéticos, sem necessidade de internação ou pontos.
Quem se submete à técnica fica com manchas roxas na pele, que demoram cerca de 2 a 3 semanas para sair.
É uma excelente solução para as áreas de depressão da “celulite” mais avançada.
Na maioria das vezes em um único procedimento consegue-se melhorar substancialmente as depressões, porém em alguns casos são necessários 2 ou 3 procedimentos para atingir o resultado final.