Os sinais de envelhecimento facial ocorrem ao longo do tempo como resultado de muitos fatores, entre eles: a exposição solar prolongada, hereditariedade e estilo de vida. Um dos primeiros sinais de envelhecimento é a perda de volume de áreas da face e o aparecimento de linhas de expressão.
O tratamento com produtos de preenchimento possibilita amenizar rugas e restaurar a perda de volume de áreas como lábios, maçã do rosto, mento, nariz e cicatrizes. É um procedimento realizado geralmente no consultório e com anestesia local. Alguns produtos já vem com anestésico na sua fórmula, dispensando a anestesia local. Muitas vezes também pode ser associado a uma cirurgia plástica , com o preenchimento sendo realizado durante o ato cirúrgico.
Existem diversas substâncias utilizadas para preenchimento, e as principais diferenças entre elas são a composição e a duração dos resultados.
Existem 2 categorias de preenchimentos: Absorvíveis e Inabsorvíveis
A diferença entre eles é a capacidade do organismo em reabsorver o produto. Na prática os materiais absorvíveis são mais seguros pois geram menos reações. Além disso, o fato de não serem permanentes permite que se adeque uma nova aplicação do produto `a condição da face em cada momento da vida, ou seja, como o nosso rosto vai envelhecendo e se modificando ao longo do tempo, a cada etapa deste processo precisaremos de uma correção diferente. Um produto permanente traz a desvantagem de ser uma aplicação estática e definitiva em um rosto que está em constante transformação.
Absorvíveis
– Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e que está presente principalmente na pele. Sua função é reter água, conferindo hidratação e volume. Com o passar do tempo e o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o organismo diminui sua capacidade de reposição. É o produto reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial e dura até 18 meses (isso varia de um produto para o outro).
Existem diversos tipos de ácido hialurônico e eles diferem no tamanho das partículas. Quando maiores estas partículas mais profundo deve ser aplicado o produto ou seja cada tipo de ruga ( fina ou mais profunda) e cada área da face necessitam de um produto apropriado.
O Ácido Hialurônico é indicado no preenchimento facial para:
– Atenuação de rugas na face
– Atenuação de vincos em sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês)
– Aumento dos lábios
– Atenuação de vincos na comissura labial ( linhas de marionete, nos cantos inferiores da boca)
Como é o procedimento:
O procedimento com ácido hialurônico é realizado por um médico em consultório. Inicialmente aplica-se uma pomada anestésica no local ou faz-se um bloqueio anestésico intradérmico injetável. Nos produtos que já vem com anestésico isso não é necessário. A aplicação da substância é feita com agulha muito fina na camada dérmica e a duração do procedimento é de cerca 15 minutos. Haverá leve um inchaço por cerca de 2 dias na região, mas que não impede o exercício normal das atividades diárias.
– Ácido L-Polilático (SCULPTRA®)
Para combater a flacidez do rosto, um dos tratamentos com substâncias injetáveis é o ácido Poli-L-Lático. Ele é um produto sintético, ou seja, não tem origem animal, além disso, é uma substância biocompatível.
Ao ser injetado na derme profunda (a segunda camada da pele), SculptraTM ativa a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele e corrigindo as alterações de contorno do rosto.
Os efeitos começam a ser notados depois da segunda aplicação, geralmente no segundo mês após a primeira aplicação. Seus efeitos duram em torno de 02 anos.
Cada caso deve ser avaliado em particular, mas na maioria das vezes são necessárias duas ou três sessões com intervalos de 30 dias.
Após o procedimento é recomendada a aplicação de compressas frias. A massagem local é imprescindível e deve ser feita 2 vezes ao dia, durante todo o primeiro mês após o procedimento.
Não absorvível
– Polimetilmetracrilato (PMMA)
É o produto não reabsorvível mais comumente usado no preenchimento facial.
O PMMA são microesferas de uma substância acrílica de 35-50 micra em metilcelulose. Um dos seus nomes comerciais é o Metacril®
O PMMA é utilizado no preenchimento facial para:
– Correção de rugas
– Correção de vincos em sulcos nasogenianos (ex: bigode chinês), comissura labial, glabela
– Aumento dos lábios.
É realizado por um médico com anestesia local sem precisar de internação. A injeção do produto deve ser feita com microcânulas sem pontas, para evitar a lesão de vasos ou nervos. O paciente pode sair do consultório e voltar às suas atividades normais.
Algumas complicações podem ocorrer com uma frequência indesejada após a aplicação do PMMA:
– Embolia: mesmo tendo-se o cuidado em usar microcânulas para sua aplicação, este produto pode embolizar (entupir) vasos, podendo trazer consequências graves.
– Reações de Corpo Estranho Recentes e Tardias: muita atenção tem sido tomada para algumas reações inflamatórias recentes ou tardias (até mesmo 8-9 anos após a aplicação), onde o mecanismo desencadeador ainda não esta bem esclarecido, deixando dúvidas sobre a real segurança da aplicação deste produto.
Muitas vezes essas reações de corpo estranho causam incômodo por gerarem inchaço, vermelhidão, nódulos visíveis ou palpáveis e até dor.
Alguns pacientes têm procurado a nossa clínica para a retirada do produto, o que na maioria das vezes não é possível pois o metacril ao ser aplicado provoca uma reação inflamatória no tecido ao seu redor podendo envolver vasos e nervos, que poderiam ser lesados numa tentativa de retirada do produto. Em alguns casos está indicada a aplicação de corticoides para reduzir o processo inflamatório e as queixas.
Nós não realizamos o preenchimento com a substância POLIMETILMETACRILATO (PMMA), por haver ainda muitas controvérsias sobre a segurança do seu uso.
Dentre os materiais artificiais há uma tendência atual maior do uso de materiais absorvíveis do que dos materiais não absorvíveis, pela ocorrência de diversas reações tardias em pacientes que foram submetidos a preenchimentos definitivos com o PMMA.
Enxerto de Gordura
Atualmente há uma maior tendência mundial ao uso do enxerto de gordura, tanto para face, como para outras áreas do corpo como bumbum, depressões de culotes, cicatrizes deprimidas, “celulite” de graus mais avançados, do que ao uso de substâncias artificiais.
Esta tendência se deve as novas descobertas sobre as células troncos e seus benefícios. Observou-se que no material resultante de uma lipoaspiração (tecido gorduroso), há também células troncos. O enxerto de gordura já é utilizado há muito tempo, porém não se tinha o conhecimento dos benefícios relacionados as células tronco e seus fatores associados.
Hoje com o adequado tratamento e manipulação desta gordura, pode-se utiliza-la como material para preencher diversas partes do rosto e do corpo.
Os benefícios do enxerto de gordura em relação aos preenchimentos artificiais são:
– É uma substância do próprio corpo do paciente, não havendo portanto, riscos relacionados a rejeição do material.
– O enxerto é incorporado pela região preenchida, fazendo parte do organismo, não sendo absorvido totalmente. Sabe-se que cerca de 40% a 60 % do volume aplicado do enxerto, poderá ser absorvido dentro dos primeiros meses da cirurgia, sendo que o restante ficará de forma permanente na região.
– O resultado final é mais natural, pois o material utilizado faz parte do seu próprio organismo.
– O custo a longo prazo é mais compensador.
* É importante salientar que, muitas vezes, uma única aplicação do enxerto é suficiente para se obter o resultado desejado. Porém em alguns casos, principalmente quando o volume ou tamanho final desejado for grande, será necessário mais que uma aplicação deste enxerto para conseguir chegar ao resultado esperado.
Hoje de maneira geral utilizam-se os materiais artificiais para preenchimento de linhas de expressão finas da face, pequenas depressões cicatriciais, reservando-se o enxerto de gordura para áreas que necessitem de um maior volume.