Lipoaspiração Tumescente para tratamento da Ginecomastia – Aumento da Mama nos Homens

peitoo

O desenvolvimento da feminilização das mamas no homem pode causar distúrbios emocionais bastante significantes, principalmente em homens jovens ou adolescentes.

Estima-se que 32% a 65% dos homens são afetados pela ginecomastia.

As causas de ginecomastia podem ser: puberdade, obesidade, câncer, ingestão de hormônio feminino (estrogênio), ingestão de anabolizantes esteroides, medicamentosa, ingestão de suplementos, uso excessivo de maconha, dentre outras causas.

A ginecomastia induzida pela flutuação hormonal durante a puberdade muitas vezes regride espontaneamente.

Esta enfermidade responde pouco a dieta ou a exercícios, sendo a cirurgia a melhor opção para o tratamento desta alteração.

gineco05

No entanto, a cirurgia corretiva convencional pode produzir cicatrizes grandes e estigmatizantes na região areolar mamária ou até depressão torácica desta região.

Com o intuito de diminuir o tamanho das cicatrizes e os estigmas causados pela cirurgia convencional, muitos cirurgiões fizeram vários trabalhos com a lipoaspiração tumescente para o tratamento da ginecomastia.

Conseguindo desta maneira um tratamento efetivo, masculinizando o contorno torácico, com cicatrizes mínimas, protegendo a anatomia e o posicionamento das aréolas, obtendo um resultado mais natural.

A ginecomastia é tipicamente dividida em três categorias:

– Ginecomastia Verdadeira: quando o aumento mamário é especificamente da glândula mamária.

gineco01

– Pseudoginecomastia: quando o aumento mamário é devido a uma lipodistrofia do tórax, ou seja, há um aumento de gordura na região torácica mamária.

 gineco02

– Ginecomastia mista: quando há um aumento da mama tanto por depósito gorduroso como por aumento glandular.

gineco03

Existem várias escalas para classificação da severidade da ginecomastia (escalas de SIMON, HOFFMAN, KAHN).

Nos casos de ginecomastia verdadeira, a cirurgia convencional deve ser indicada para a adequada remoção do excedente glandular, podendo ou não ser associado com a lipoaspiração tumescente.

Lipoaspiração tumescente é um tratamento efetivo para os casos de ginecomastia mista ou na pseudoginecomastia, onde não há um predomínio de aumento glandular, conseguindo desta maneira resultados mais naturais e menos estigmatizantes.