Existe uma enorme quantidade de diferentes preenchedores injetáveis para o aumento dos lábios. Estes produtos preenchedores podem ser temporários ou permanentes. Atualmente damos mais preferência pelos temporários, por terem menos complicações.

Preenchedores Temporários:

Os preenchedores temporários são produtos que costumam durar de 6 a 12 meses, dependendo do tipo de produto utilizado e de cada indivíduo.

Eles podem ser fabricados a partir de fonte animal, humana, ou ser completamente sintéticos. Preferimos usar os que são produzidos de forma sintética, por terem menor possibilidade de reações alérgicas.

O principal preenchedor temporário utilizado para o aumento dos lábios é o Ácido Hialurônico.

Preenchimentos de Ácido Hialurônico:

Ácido hialurônico.

Ácido hialurônico.

ácido hialurônico é capaz de aumentar 1.000 vezes seu peso, ligando-se a água. Ele  é uma substância naturalmente encontrada na pele e é responsável pela  sua hidratação.

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo organismo que preenche naturalmente o espaço que existe entre o colágeno e a elastina na derme, mantendo o volume e a hidratação da pele.

Com o envelhecimento há uma diminuição natural da quantidade de ácido hialurônico na derme, associado a exposição solar e outros fatores ambientais, haverá uma pele com menor tugor, menos hidratada e enrugada.

Quando injetamos o ácido hialurônico sob a pele, repomos temporariamente o volume através da substituição ou criação de camadas de sustentação dérmica.

A duração de uma quantidade de ácido hialurônico injetada na derme é determinada pela quantidade de reticulações existentes nas moléculas do gel injetado. Um produto com mais ligações reticulares (cross-linked) terá uma maior duração.

lab36

A quantidade absoluta de ácido hialurónico numa seringa a ser utilizada, não se traduz necessariamente, em maior quantidade do produto remanescente na área tratada. Apenas a quantidade de ácido hialurónico  na seringa com esta ligação cruzada real (cross-linked)  irá, na verdade, permanecem no corpo. O produto não-reticulado será absorvido em poucos dias.

Por este motivo, as formulações do produto e a marca dos ácidos hialurônicos vão variar na durabilidade, e é claro que isto influenciará também no custo do produto, fique atenta.

Principais Marcas de Ácido Hialurônico:

O preenchedor de ácido hialurônico RESTYLANE®, revolucionou o mercado de injetáveis​​, quando foi aprovado pela FDA (US Food and Drug Administration) em 2004. Desde então, as opções de preenchimentos de ácido hialurônico tem crescido substancialmente.

RESTYLANE®  tinha o monopólio do mercado até a introdução do JUVÉDERM® em 2006.

lab37RESTYLANE®

  • Milhões de pessoas utilizaram Restylane®, fazendo com que o produto seja um dos ácidos hialurônicos injetáveis mais utilizados no mundo para tratamento estético. Com Restylane®, você encontrará um vasto arsenal de possibilidades – desde o aumento dos lábios, até o rejuvenescimento da pele.
  • Os produtos da linha Restylane® removem rugas, realçam o contorno facial, criam lábios mais cheios, e rejuvenescem a pele.
  • Restylane® é um gel transparente que é injetado na pele em pequenas quantidades para restaurar seu volume e estrutura.

A tecnologia do ácido hialurônico por trás de Restylane®

  • A linha Restylane® é sueca, feita de matéria prima de alta qualidade. Os produtos são a base de ácido hialurônico de origem não animal e produzido através de tecnologia patenteada, a tecnologia NASHA™,  não havendo necessidade de testes de pele uma vez que há um risco mínimo de reações alérgicas ou de hipersensibilidade.
  •  É um produto feito a base de ácido hialurônico, semelhante ao produzido pelo organismo.
  • Os produtos da linha Restylane® possuem alto grau de pureza e produzem efeito duradouro. Estes resultados são obtidos com o uso de ácido hialurônico com alto grau de pureza combinado com nosso exclusivo processo de estabilização, a tecnologia NASHA.
  • Em sua forma natural encontrada no organismo, o ácido hialurônico dura somente alguns dias. Portanto, a estabilização com a tecnologia NASHA é necessária para produzir resultados duradouros, mantendo uma alta biocompatibilidade com os tecidos humanos. O resultado final desta tecnologia e Restylane® – um produto de beleza bem aceito pelo organismo, com efeitos estéticos prolongados.
  • Os tratamentos são customizados para suas necessidades e os resultados podem ser vistos imediatamente. Restylane® é um produto natural e não afeta a expressão ou movimentos faciais. Mais de 11 milhões de tratamentos foram feitos com Restylane® no mundo.
  • Os resultados do tratamento com Restylane® são duradouros sem serem permanentes, dando a liberdade de escolha em manter o procedimento ou não. O tratamento com Restylane® dura geralmente de 6 a 12 meses. Foi demonstrado recentemente que com 1 retoque o efeito pode durar até 18 meses de acordo com estudos clínicos. Para manter o resultado nos lábios, um retoque é geralmente necessário em 6 meses.
  • A eficácia e segurança de Restylane® também foi comprovada em inúmeros estudos clínicos.
  • Restylane® proporciona um resultado natural e é baseado na exclusiva tecnologia NASHA, que proporciona um ácido hialurônico muito semelhante ao produzido pelo corpo humano. Restylane® não é uma toxina e não afeta a expressão ou movimento facial. Restylane® não é permanente, evitando uma mudança que pode trazer arrependimentos conforme a mudança do rosto venha a acontecer com a idade.
  • Restylane® diferente de outros produtos a base de ácido hialurônico, não é de origem animal e não há risco de transmissão de doenças e baixíssimo risco de reações alérgicas.
  • Os produtos Restylane® permitem a customização do tratamento aos seus desejos e necessidades – e os resultados podem ser vistos imediatamente. Como o tratamento não é cirúrgico, o tempo de recuperação é mínimo e você pode aproveitar a vida na sua plenitude.

lab38JUVÉDERM®

  • JUVÉDERM® é um preenchedor facial de ácido hialurônico apresentado na forma de um gel translúcido, que é injetado diretamente na pele, em diferentes profundidades, a depender da área em tratamento e severidade da ruga.
  • JUVÉDERM® apresenta lidocaína em sua formulação, o que reduz o incômodo da aplicação e oferece muito mais conforto durante e depois do procedimento.
  • A duração total do efeito deste tratamento dependerá do metabolismo de cada paciente, área tratada e apresentação utilizada, podendo variar de 12- 18 meses.
  • JUVÉDERM®, uma inovadora linha de preenchedores faciais de ácido hialurônico, com exclusiva e patenteada tecnologia de manufatura, que oferece a médicos e pacientes benefícios nunca antes alcançados.
  • Com uma combinação exclusiva de diferentes moléculas de ácido hialurônico e um processo sintético de manufatura otimizado e de alta qualidade,  JUVÉDERM® oferece um gel de consistência mais suave, que se acomoda delicadamente à pele, causando menor inchaço e permitindo rápido retorno ao convívio social e atividades diárias.
  • A consistência do gel do  JUVÉDERM® também proporciona suavidade ao toque na região tratada, com resultados muito mais naturais e satisfatórios. Além da consistência suave e alta naturalidade dos resultados, JUVÉDERM® também oferece longa duração dos resultados e muito mais conforto durante e depois da aplicação, pela presença da lidocaína (anestésico local) na formulação.
  • A linha de JUVÉDERM® é composta por apresentações diferentes, com produtos especialmente desenvolvidos para cada necessidade de tratamento, área facial, tipo de ruga e profundidade de aplicação.
lab39

Trabalho mostrando resultado tardio de preenchimento labial

Orientações Pós-Aumento de Lábios:

O tempo de recuperação do aumento do lábio através de preenchedores é muito curto. Você será orientada para não ficar apertando ou movê-los demais por alguns dias.

Seus lábios vão inchar e ficar nos primeiros 3-5 dias com aparência um pouco estranha, e você pode sentir alguma dormência local. Após a primeira semana você já terá os lábios com uma aparência normal.

Em alguns casos, além do inchaço, pode ocorrer hematomas ou equimoses (roxos) no lábio ou ao redor dele.

Imediatamente após o aumento dos lábios é recomendado fazer compressas geladas, para reduzir o inchaço pós aplicação. Em alguns casos o uso de anti-histamínicos orais poderão ser usados para diminuir os sintomas do inchaço.

Você poderá sentir pequenas nodulações em alguma região dos lábios que foi preenchido. Contate seu médico para receber orientações sobre como proceder. Nestes casos, normalmente orientamos  fazer massagens suaves nas regiões dos nódulos.

Após o preenchimento se você observar qualquer hiperemia (vermelhidão) ao redor dos lábios ou dor, entre em contato imediatamente com seu médico.